Livros favoritos

dezembro 22, 2014

Oi gente!
 
         Mesmo sendo apaixonada pela arte da escrita e universo dos livros, assumo que sou bem difícil para leituras (#shameonme). Não é qualquer uma que me agrada. Então, no post de hoje vou dar algumas indicações de livros pra vocês, e também mostrar quais são os meus livros favoritos (até o momento).

            1. Ensaio sobre a cegueira - José Saramago


José Saramago é insanamente genial. Eu acho, gente. É meu autor favorito. Algumas pessoas acham a leitura dele difícil, mas pra mim, é como não pensar enquanto lê, atropelar as palavras, ler no impulso, artista no improviso, comer sem sentir o cheiro, e então é possível sentir a crueza, a sensibilidade anormal desse cara. Eu já escrevia sem usar muita pontuação, mas eu reafirmei isso em mim depois de ler Saramago. Acho que ele foi o ateu mais incrível que Deus já criou ( rsrs). Esse livro começa com um cara ficando cego, do nada, e aos poucos toda a população vai perdendo a visão. A partir da impossibilidade de ver, Saramago discorre sobre nossas fragilidades, loucuras e sensibilidades. Vale a leitura. É uma obra de arte que explica a alma humana em seu lado mais animalesco, cru e exposto. Ganhou o Nobel de literatura. Será que é bom? (rsrs).


Ilha do medo - Dennis Lehane

Esse tal de Dennis é tão inteligente que chega a ser sacana (rsrs). Dos meus favoritos, essa foi a leitura mais recente, e comprei porque achei o filme muito bom com o Leonardo Di Caprio ficando maluco no final #novidade. É uma estória policial, com vestígios de quebra-cabeças, ação, porrada, explosões e coisas que nós meninas, amamos. O enredo é sobre uma dupla de policiais que precisam investigar a fuga de uma paciente que escapou de um hospital psiquiátrico que abriga criminosos, sem deixar vestígios. Eles vão para essa ilha,onde fica o sanatório, isolada de tudo, e uma coisa leva a outra. Segredos  e suspeitas do Centro psiquiátrico começam a vir à tona como experiência com drogas e instrumentos a serem usados na guerra. Se você gosta de passar raiva e aplaudir internamente o autor no final do livro enquanto o xinga, esse é super indicado. Adorei, de verdade.


Memória de minhas putas tristes - Gabriel García Márquez

Foto: Tirei do Google rs

Eu não tenho esse livro. Peguei ele na biblioteca da escola, e o li em duas aulas de matemática, uma de física e uma de biologia ( ui, que guria rebelde, lendo na aula) e na aula de história eu dei uma pausa pra conversar cozamigos.  Enfim, esse livro é uma espécie de prólogo pro livro Cem anos de solidão, também ganhador do nobel de literatura. Não sei se fizeram o filme dele, mas se fizeram, já afirmo que não será a mesma coisa de ler. Os dois anteriores, tiveram boas adaptações, mas esse em especial é complicado, porque aqui o que importa não são as cenas calientes ( que boa parte dos cineastas latinos exploram de forma explícita e muitas vezes exagerada-sem-necessidade-apelativa-tire-as-crianças-da-sala) , e sim a relação e sentimentos ocultos entre um velho e uma ninfeta. Um senhor pervertido, noventa anos de idade, de repente se vê apaixonado por uma pré-adolescente sem experiência alguma e não consegue fazer absolutamente nada com ela. Muito interessante a pureza renascendo, e o amor surgindo em um lugar sentimental improvável. Vou ler Cem anos de solidão ( e você aí reclamando de estar solteira há três meses) . Leve impressão que vai entrar na minha lista de favoritos.

Então, é isso galera. Você já leu algum desses? E os seus favoritos, quais são? 
Obrigada pela companhia, beijão!

You Might Also Like

12 comentários. Clique aqui para comentar também!

  1. Eu nunca tinha ouvido falar em nenhum desses livros , mas eles parecem ser realmente bons !
    Beijos

    www.batom-veermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ilha do Medo= Já vi o filme e achei que ia morrer no final. Garanto. Estou louca pra ler o livro.
    José Saramago= Sou louca pra ler e o meu professor amaaa, autor preferido dele :)
    E tambem sou louca para ler Memoria de Mis Putas triste... Ahh e tambem sou como vc, pra mim achar um livro bom, é realmente difícil :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê Ilha do medo, vc vai curtir muito. O filme é super parecido com o livro. Os outros são leituras mais rebuscadas, mais "sérias" mas pra quem quer escrever é importante ter referências no nível desses caras , recomendo ;) . Bjs!

      Excluir
  3. Juro que tentei ler Saramago este ano. Peguei justamente Ensaio Sobre a Cegueira, mas foi um sofrimento. Não consegui nem mesmo chegar à metade. Espero em 2015 conseguir retomar este livro! Este ano também li Gabriel García Márquez: Amor nos Tempos do Cólera. Achei um pouco cansativo, mas adorei ainda assim. Espero ler Cem Anos de Solidão, agora.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente acha a escrita de Saramago sofrida mesmo rs, mas vale a pena o esforço , flor. Garanto. Eu não li esse que vc disse , do Gabriel Garcia . Entrou pra lista ;) bjs!

      Excluir
  4. Oii, não conhecia nenhum destes livros kkkk Parecem ser mesmo muito bons, mas não me interessei em ler nenhum =p
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs acontece. Mas são muito bons sim. Vê o filme, quem sabe não fique com vontade, né ? Bjs!

      Excluir
  5. Não conhecia nenhum dos Livros ! Me interessei !
    Fiquei com Medo da Capa do " Ilha do Medo " kkkkk
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  6. Que bom! Hahaha é tensa mesmo. Assiste o filme, é bem surpreendente ;) bjs!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Os responsáveis pelo Nobel de literatura e produtores de Hollywood curtiram rsrs. Bjs!

      Excluir